top of page
WhatsApp Image 2023-04-16 at 01.17.34.jpeg

VIVÊNCIAS E IMERSÕES

 

POVO YAWANAWA

 

Aldeias do povo yawanawa já tem data marcada para próximas vivências!

B544B084-07B1-4EF6-8EE1-6854E443E9AA.jpg

Os festivais culturais nas Aldeias Yawanawás têm como objetivo principal a troca de saberes e um intercâmbio cultural com os povos da floresta. Durante o período de aproximadamente 7 dias se vivenciam momentos incríveis repletos de música, alegria, conhecimentos, experiências boas e natureza!


As vivências são realizadas em pequenos grupos e são ricas oportunidade para se conhecer a cultura Yawanawá de forma simples, porém única e inesquecível! 

História do Povo Yawanawá

 

Há menos de meio século, indígenas do povo Yawanawá viviam praticamente escravizados em seringais do Acre. Homens trabalhavam alcoolizados, jovens fugiam das aldeias, velhos e crianças morriam de malária, tuberculose e sarampo.
 

Hoje os Yawanawa são conhecidos por parcerias que mantêm com grandes marcas, por sua presença em fóruns internacionais e por festivais xamânicos em que recebem centenas de visitantes brasileiros e estrangeiros.

Ao longo dessa transformação, conseguiram a demarcação de seu território, reinventaram costumes e expulsaram seringueiros e missionários. A trajetória os tornou uma referência para povos indígenas vizinhos, que acabaram por seguir vários de seus passos.

 

Tomando as queixadas (yawa) como símbolo, o discurso yawanawá reafirma a coesão grupal e uma relação estável com o território que na atualidade constitui a Terra Indígena Rio Gregório.

 

Yawanawá significa: Yawa (Queixada) / Nawa (Povo) significando Povo da Queixada, os que vivem em bandos grandes.


A cultura deste povo, é rica! Rica de ensinamentos de grande valor, tais eles como: o silêncio e o contato íntimo com a natureza. Na verdade, são caminhos essenciais para quem deseja conhecer a cultura.

 

LOCAL: TERRA INDÍGENA YAWANAWÁ 
próximo município de Cruzeiro do Sul | margens do rio gregório

INCLUSO NA ALDEIA

  • Pensão completa com refeição simples, café da manhã, almoço e jantar: arroz, farinha, macarrão e carnes de caça e peixes, caldos, frutas da estação, comidas regionais

  • Acompanhamento de anfitriões e ajudantes locais durante toda a vivência

  • Não existem acomodações individuais com camas/colchões.
    A hospedagem dos visitantes na aldeia é realizada em pequenas cabanas indígenas
    onde se armam barracas ou são atadas redes equipadas com mosquiteiro.

  • Seguro Viagem (opcional | pagamento a parte)

ATIVIDADES DURANTE A VIVÊNCIA

Pintura corporal Para O POVO YAWANAWA: as pinturas corporais são mais do que um enfeite: são expressões sagradas de identidade e força. Durante as cerimônias, estas pinturas servem como escudos, protegendo espiritualmente os participantes e conectando-os com os antigos espíritos da floresta.

 

Trilhas e Vivências na Floresta Haverá: uma caminhada na floresta cedo pela manhã logo após a aplicação do Kapum/Kambo. Guiada por um líder caçador, um conhecedor de plantas medicinais e uma equipe de produção, no final da trilha haverá a aplicação da Sananga e Rapé.

 

Cerimônias de Uni (Ayahuasca) opcional: Esse é o momento em que cultuamos a Deus, nossa forma espiritual de ser, onde pregamos sobre o amor, sobre o respeito, sobre a família, não roubar, não mentir. São nas cerimônias que se trabalham traumas e conflitos.

 

Intercâmbio Cultural: O festival é também um momento de troca de saberes entre os povos indígenas, um intercâmbio cultural muito rico onde diferentes povos indígenas podem compartilhar cantos, danças, pinturas, culinárias e histórias.

 

Círculo de rapé: Momento de introspecção interna com a medicina Rapé para aterrizar. Fazemos um círculo de rapé quando buscamos estar presente e descarregar as energias para trazer clareza aos pensamentos.

 

Brincadeiras tradicionais: Imitações de animais e brincar com a terra são parte das brincadeiras de Yawanawa. Poder brincar com os primos e voltar a ser criança, também é uma medicina, esses momentos nos proporciona a sensação de estar presente, sem sofrimento.

 

Roda de conversa com anciãos e membros da comunidade: É muito importante a disseminação do conhecimento, por isso é reservado um momento do festival para reunirmos em uma roda de conversa.

 

Banho de Argila (Mapu): Na cultura Yawanawa o Mapu era usado para momentos pós guerra ou uma dieta longa, quando seu corpo entra num processo desastroso e complexo seu espírito entra em conflito, não consegue dormir, você entra num estado de pânico e medo. O banho de Mapu limpa tudo isso deixando o corpo e espírito leve pra ser feliz, sem trauma ou culpa.

vivencie um evento na floresta!

mais do que uma viagem, uma imersão profunda na cultura yawanawa. 

VALORES  "ALDEIA YAWARANI" - Conexão Indígena 
 POVO YAWANAWÁ

Brasileiros

R$ 7.500,00

R$ 9.500,00

Estrangeiros

Incluso no pacote das Aldeias conforme opção escolhida:

  • Programação completa da vivência na aldeia com atividades guiadas pelas lideranças indígenas da comunidade.

  • Todas as refeições (café da manhã, almoço e jantar) com foco na culinária regional

  • Atividades Extras (à parte): Dependendo da aldeia e da logística, pode-se oferecer atividades opcionais como oficinas de artesanatos, aulas de culinária indígena, pinturas corporais ou vivências específicas, com custo adicional.

Opções de Hospedagem e Transporte:
 

  • Hospedagem em Cruzeiro do Sul: Caso seja necessário pernoitar em Cruzeiro do Sul ou em regiões próximas (antes ou depois da vivência), os valores e a disponibilidade de hotéis/pousadas serão informados mediante consulta prévia. Essa despesa é à parte do pacote da vivência e deve ser pago diretamente o hotel/pousada.

Receptivos / Transfer:
 

Transfer terrestre para o grupo: O receptivo no aeroporto de Cruzeiro do Sul e o transporte de ida e volta para as aldeias não estão inclusos pois são opcionais, conforme quantidade de viajantes, período e rota escolhida. Os valores serão orçados separadamente e cobrados a parte com parceiros locais de total confiança, a depender da necessidade do grupo, aldeia e região escolhida.

  • Receptivo no aeroporto de Cruzeiro do Sul ( carros até 3/4 passageiros ou vans com capacidade para atender entre 12/15 passageiros, a depender da quantidade de bagagens.

  • Transfer Terrestre e Fluvial: aeroporto x aldeia x aeroporto

Passagens Aéreas e Forma de Pagamento:

  • Passagens aéreas: Não estão inclusas nos pacotes. Os valores devem ser consultados diretamente com as companhias aéreas.

  • Seguro viagem não incluso, opcional (sugere-se contratação

 

 

Condições de Pagamento e Observações:

  • Forma de Pagamento: Depósito via Transferência Bancária ou Pix.

  • Confirmação da Viagem: É necessário um adiantamento de 30% do valor total no ato da confirmação para bloqueio das datas junto aos parceiros locais. Este valor não é reembolsável em caso de cancelamento da viagem por parte do viajante

  • Prazo Final: A última parcela deve ser quitada impreterivelmente com 20 dias de antecedência da data da viagem.

  • Alterações na Programação: A programação da vivência pode sofrer alterações sem aviso prévio devido a questões climáticas.

  • Valores sujeitos a alterações e negociações conforme período, quantitativo de viajantes e necessidades da aldeia para receber grupos

  • Várias Aldeias Yawanawás realizam eventos e vivências em períodos distintos, serão pesquisadas cautelosamente e oferecidos conforme necessidade do grupo.

Agenciamento da Viagem e Contato:

Luane Bittes

Assessoria em Eventos, Viagens e Cerimonial

WhatsApp: (61) 9 9995 2860

Site: http://www.luanebittes.com.br

Instagram: @‌luanebittes.eventos | @‌conexaoindigena

CLIQUE PARA ACESSAR AS CONDIÇÕES GERAIS E
VEJA O QUE ESTÁ INCLUSO NOS PACOTES!

Prazer, Luane Bittes!

20 anos de experiência como empresária na área de

turismo e eventos

Pedagoga, pós-graduada e especializada em gestão de eventos e planejamento estratégico

Atuação nos mais diversos tipos de eventos, sejam eles corporativos, sociais, culturais, esportivos, holísticos, presenciais ou virtuais, sejam eles presenciais, híbridos ou virtuais.

Mentora e idealizadora do Projeto de Capacitações e Network "Eventos em Foco"

Realizadora do Festival de Cultura em Defesa da Vida das Mulheres "Bravas Brasil"

Assessora em Eventos e Festivais Indígenas na Amazônia - Acre Brasil, através do Projeto Conexão Indígena

WhatsApp Image 2023-04-16 at 01.17.24.jpeg
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Spotify
  • Youtube

@luanebittes.eventos

e2770470-43a9-4406-85a1-9eb7f4ec5da9.jpeg

Entre para o nosso grupo no WhatsApp
para se organizar com antecedência
e conhecer a proposta de cada viagem!

conexao florestaaa branca.png

Deixe seu contato se deseja participar dos eventos, vivências e imersões culturais em aldeias parceiras da Amazônia.

Email enviado!

  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
bottom of page