Eventos na floresta
Os eventos, imersões, vivências e festivais culturais nas aldeias da Amazônia têm como objetivo principal a troca de saberes e um intercâmbio cultural entre povos da floresta e pessoas de todo o mundo! Durante o período de 5 a 10 dias, (a depender da aldeia escolhida) se vivenciam momentos incríveis repletos de alegria, conhecimento, música, dança, cultura e natureza!
As vivências são realizadas em diversos períodos para grupos de todos os lugares do mundo. Vivenciar os eventos na floresta são ricas oportunidade para se conhecer culturas indígenas de formas simples, porém profundas e inesquecíveis!
Confira nossa agenda de eventos na floresta em 2024 ⇲
18 a 23 de julho de 2024
FESTIVAL ATSÁ
POVO PUYANAWA | ACRE - BRASIL
O FESTIVAL ATSÁ PUYANAWA é considerada a maior festa tradicional do povo Puyanawa. O nome 'Atsa' significa macaxeira e é justamente o que eles celebram, já que a iguaria é a principal fonte de renda da comunidade. O evento reúne turistas, mostra cultura e tradição com cantos, dança, comidas típicas, pinturas, brincadeiras de arco e flecha, inclusive a caiçuma, uma bebida tradicional.
vivências
ALDEIA YAWARANI
POVO YAWANAWA | ACRE - BRASIL
Os Festivais Culturais na Aldeia Yawarani têm como objetivo principal a troca de saberes e um intercâmbio cultural com os povos da floresta. Durante o período de aproximadamente 7 dias se vivenciam momentos incríveis repletos de música, alegria, conhecimentos, experiências boas e natureza!
em breve | vivências
ALDEIA NOVA VIDA
POVO SHANENAWA | ACRE - BRASIL
O Povo Shanenawá vive as margens do Rio Envira a quase 100 anos, são aproximadamente 1500 indígenas distribuídos em aldeias as margens deste rio próximo ao Município de Feijó - Acre Brasil. Estes indígenas vivem na tradição e dentro da sua cultura são considerados Doutores da Floresta por serem altamente estudiosos de ervas medicinais.
Fazem parte do roteiro oferecido aos visitantes conforme festival escolhido:
-
Passeio de barco (dependendo da aldeia)
-
Banhos de igarapés e rios
-
Pintura corporal e explicação dos kenes (grafismos)
-
Círculos de cantos
-
Artesanatos (vendidos à parte)
-
Danças típicas
-
Comidas tradicionais
-
Cerimônias com medicinas da floresta (opcional)
-
Banhos de ervas
-
Água florida e argila
-
Rodas de defumação
-
Caminhadas na mata em trilhas históricas
-
Brincadeiras
-
Ensinamentos
-
Contação de histórias e mitos
-
Rodas de rapé e outras medicinas conforme utilizada na etnia,
-
Oficinas diversas com alegria, conhecimentos sagrados e muita música!
Devido a complexa logística para deslocamentos as vivências ocorrem em grupos com datas específicas durante o ano, autorizadas previamente pelos líderes das aldeias, acompanhando o calendário dos festivais onde são autorizadas as entradas de grupos.
MAIS DO QUE UM EVENTO, UMA EXPERIÊNCIA INESQUECÍVEL EM CONEXÃO COM A NATUREZA E OS POVOS ORIGINÁRIOS!
ETNOTURISMO
O etnoturismo é um aliado dos povos indígenas desde que se divulgue sua cultura tradicional, ao mesmo tempo em que pode ser um facilitador ao sustento da aldeia, desde que a proteção a cultura favoreça o sustento dos seus habitantes, através da exploração responsável desta atividade.
O turismo realizado em áreas indígenas é uma atividade turística realizada em áreas naturais, onde se pode apreciar além da paisagem local, suas manifestações culturais, já que cada uma das diversas etnias possui uma especificidade sócio cultural.
Cultura indígena, eventos e turismo não só podem como devem caminhar juntos em prol de auxiliar na manutenção dos costumes e tradições dos povos originários.
Esta atividade é fonte de renda para diversas aldeias, mas pode impactar diretamente na vida dos povos visitados, por isso deve ser estrategicamente e cuidadosamente planejada, por pessoas que em primeiro lugar respeitam os povos indígenas, suas terras e seus costumes.