top of page
Foto do escritorLuane Bittes

Um pouco da história - Aldeia Yawarani - Acre - Brasil

Dentro da exuberante beleza da floresta Amazônica, próximo ao imponente Rio Gregório, está Aldeia Yawarani, do povo Yawanawá, em Tarauacá.


A Aldeia Yawarani, foi criada há quase 10 anos pela anfitriã Dona Fátima e seu irmão Roque. O nome Yawarani é uma homenagem ao pajé Yawarani que fez a passagem em 2018. Nesta aldeia é onde se concentra o maior número de índios falantes da língua Yawanawa, uma vez que a língua tradicional é pouco falada pelos mais jovens.


Uma aldeia que investe em plantações, acredita num projeto de viver bem, que inclui todos. É a terceira aldeia das 12 aldeias Yawanawa´s.


São aproximadamente 200 pessoas, 65 famílias. Muito conhecimento a respeito da cultura Yawanawa tem o Pai Nane, o primeiro professor Yawanawa, e Teskum, Ninunihu, a esposa do vovô Yawarani.


Dona Fátima Sheki Teshke, cacica e fundadora da aldeia

Dona Fátima, Mãe de Shaneihu é uma das líderes femininas Yawanawas que ajudou no processo da demarcação, onde a vida e a morte estavam expostas no combate a mãos armadas pelos seringalistas, que alegavam ser suas as terras onde hoje moram.


Ainda jovem, sua coragem não a deixou ser intimidada ao lado do seu marido Pai Nani, outro grande líder espiritual da Aldeia.


Filha do pajé Yawarani e Seya sua mãe, Povo Kamanawa “Katukina “, falante de três línguas (Yawanawa, Kamanawa e português) contribui para história da continuação dos Yawanawa, vivendo na aldeia Yawarani, onde fundou em 2013.


Para chegar na aldeia Yawarani são aproximadamente 3 horas de carro de Cruzeiro do Sul mais aproximadamente 3 horas de Rio, a depender do nível da água.


Se desejar saber mais, entre pro nosso grupo do whatsapp e siga nossas redes socias

no instagram, facebook, youtube e telegram!


@conexão indígena

CONECTANDO VOCÊ COM A FORÇA VIVA DA FLORESTA


Fique por dentro!


Estaremos juntos em breve!


Luane Bittes

Assessoria em eventos, Viagens e Cerimonial


@luanebittes.eventos

@luadafaloresta @conexaoindigena



1 visualização
bottom of page